A História da Informática


Hoje a tecnologia que os hardware oferecem é sem dúvida algo muito luxuoso, mas você sabe quais as mudanças e transformações que a informática sofreu até se tonar o que é hoje? Sem dúvidas o texto que você vai ler algora é uma grande aula de história, A História da Informática.

Precedentes da informática

Para entender a criação de tudo, temos que conhecer alguns fatos que deram início a informática, tudo tem início em 1642, quando o francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo, baseado em seus algorítimos.

Triangulo de Pascal
Inicia-se então a partir deste período muitas pesquisas a respeito do assunto, que se aprofunda apenas em 1847, quando o matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário (os famosos algorismos 0 e 1), isso possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e1 e a transformando em alguma informação, isso foi realizado pelo norte-americano Herman Hollerith, o criador de um processador de dados eletromecânico. Apesar de todas estas descobertas terem sido vitais para a informática, nenhum destes homens imaginava o que estava prestes a surgir.

O primeiro computador do mundo

O primeiro computador do mundo surge em 1931 (fontes também alegam ter sido 1930quando Vannevar Bush, cordeador de um centro de pesquisa sobre ciência (atualmente como ciência e tecnologia) desenvolve o primeiro computador do mundo, mas não vá pensando que este já executava tarefas avançadas, era somente uma simples calculadora analógica. 

O Sistema analógico permitia gerar sequências numéricas infinitas, o que deixava a grande calculadora muito vulnerável a erros, a solução então foi usar a tecnologia de George Boole, o sistema binário. Com este sistema qualquer valor gerado pelo computador alem de 0 e 1 não seria interpretado pela máquina e posteriormente descartado, graças a este sistema binário hoje é possível termos os microprocessadores.

Sistema binário

A guerra e a evolução

Durante a Segunda Guerra mundial o computador teve uma grande importância, ao menos para os Estados Unidos, que foi de interesses bélicos. Computadores foram usados para codificação de mensagens secretas e também para calcular a trajetória dos mísseis. 

Algum tempo depois em 1946 foi criado o ENIAC, um computador de 30 toneladas, 170m² e 18k de válvulas. Este computador foi responsável para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica, apesar de ser de grande importância, ele não era perfeito, sendo que de 2 em 2 minutos era perdida uma válvula por sobrecarga, que acarretava a queimar o componente.

Homem realizando o reparo de uma válvula no ENIAC

O silício

Em 1954 a empresa Texas Instruments cria o primeiro transistor utilizando silício,  por ser um material semicondutor muito abundante, 2 anos depois o centro de pesquisas MIT cria o primeiro computador utilizando transistores, a partir daí surge a técnica de criação de placas de circuíto impresso (as famosas PCIs), porem não no mesmo tamanho que temos hoje, eram elas muito maiores que as atuais.

A criação do HD

Quase 10 anos depois da introdução do silício na informática, surge o que hoje conhecemos por HD, em 1962 foram utilizados os primeiros discos para armazenamentos de informações no computador, este era um disco magnético, o que antes dele eram utilizados fitas (também magnéticas) o que atrapalhava na gravação de dados pois poucos dados podiam dar grandes rolos de fitas.

A corrida espacial

Sem dúvida alguma a corrida espacial, disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética favoreceu a tecnologia de modo geral, e principalmente o ramo da informática. Em meados dos anos 60 os norte-americanos criaram um centro de pesquisas e tecnologia avançada, o ARPA. Este centro possibilitou grandes coisas, um exemplo dele é a rede descentralizada, hoje chamada de Internet.

Logo da Arpa Usa Inc


O que você vê é o que você obtém

Visto que era necessário a interação do homem com a máquina, criaram o termo (bem lógico por sinal) Homem-Máquina, que se resume em dispositivos como Mouse e interface gráfica, que ainda não havia sido criada, foi desenvolvida apenas em 1970, pela empresa Xerox, o sistema tratava-se de uma comunicação visual que manipulava o computador através de ícones, foi chamado inicialmente de WYSIWYG (What You See is What You Get - Traduzindo - O que você vê é o que você obtém)

WYSIWYG 

Antes disso em 1968, Douglas Engelbart cria um sistema com mouse, teclado e janelas.

O início dos microprocessadores

Em 1971, surge a tecnologia Large Scale Integration, que permitiu juntar vários circuítos em apenas um único menor. O primeiro microprocessador foi o 8080 da Intel, após seu surgimento várias outras empresas começaram a se basear na tecnologia e criar microprocessadores.

Sistema de Microprocessamento Integrado.

Microsoft

Em 1975, Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft, que logo começou a tentar investir em sistemas.

Apple

Steve Jobs e Steve Wosniack criaram um computador chamado Apple, este computador teve um sucesso tão grande que logo eles aprimoraram e lançaram o Apple II, voltado para lucros comerciais. O Apple II foi o primeiro computador com unidade de disco flexível (Disquete), o Apple II foi um dos computadores mais populares do mundo.

Apple II


IBM PC e DOS

Vendo o sucesso da Apple, a IBM, persuadida pela Microsoft, lança sua linha de computadores IBM PC (Personal Computer, ou seja, Computador Pessoal). Com grande sucesso lançaram o IBM PC XT, tal fato ocorreu em 1983 e este computador possuía o sistema MS DOS 2.0 e um disco rígido de 10 MB.

Logo MS DOS 2.0

Lisa & Macintosh

Enquanto isso a Apple lançava o LIsa e o Macintosh, computadores fáceis de manusear por sua interface gráfica, apesar de ter grande sucesso era considerado um computador de alto custo se comparado ao IBM PC, pois o mesmo alem de ser mais barato possuía uma arquitetura mais flexível e aberta para o desenvolvimento de microcomputadores. A arquitetura utilizada pelo IBM PC (x86 (IA-16)) se tornou padrão no desenvolvimento de microprocessadores.



O salto para o futuro, Windows

Logo após isso a Microsoft lança o Windows, em 1985, seguido da World Wide Web (www), criada por  Tim Berners-Lee, muito pouco tempo depois Linus Torvald lança o sistema operacional de código aberto, o Linux e com todas as tecnologias recentes, foi possível criar o Pentium, computador lançado pela Intel que possibilitou a evolução de todos os computadores atuais.


Depois disso, são muitos fatos e inovações tecnológicas que conhecemos, como o Windows 98, 2000 e posteriormente XP. Garanto que muitos de vocês que usam estas tecnologias de hoje não sabiam que tudo isso foi necessário para criar computadores que hoje cabem dentro de uma simples bolsa.


Fonte: http://www.tecdicas.com/2012/07/a-historia-da-informatica.html#ixzz2XoHCoUZQ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erro AppCrash Outlook 2007

Tamanho não é documento

Resolvendo erro 0x00000709 compartilhamento de impressora