Como é constituída uma motherboard


motherboard ou placa-mãe em Português, é a placa principal (mainboard) de um computador, onde são conectados todos os componentes essenciais para o funcionamento de um computador ou portátil. No artigo de hoje vamos explicar as partes principais que fazem parte desta placa.
Para a maior parte das pessoas, a parte interior de um computador pode ser algo completamente estranho, com inúmeras placas e fios. Queremos com este artigo, dar a conhecer um pouco mais sobre a placa principal do computador, a motherboard, e a sua constituição. Em futuros artigos, explicaremos em detalhe para que serve cada componente que pode ser conectado à placa principal.

motherboard-placa-mae-placa-principal-partes-componentes

1 – Portas de comunicação

Nesta zona podemos conectar os mais variados dispositivos ou periféricos. Os mais conhecidos sãs as portas USB (as duas entradas laranjas superiores), para a ligação de ratos, teclados, impressoras, entre outros. Encontramos ainda uma entrada SATA ou eSATA, para a ligação de unidades de armazenamento externas. Ao centro temos as portas de rede Ethernet, para a ligação de um router, por exemplo. Por fim, e à direita, existem vários conectores coloridos, para a ligação de colunas, microfone ou saída de áudio, para um amplificador, por exemplo.

2 – Portas PS2, VGA, HDMI, etc

Nesta parte da placa, temos uma entrada PS2 (à esquerda e a azul), para os antigos teclados e ratos, já praticamente em desuso. Em baixo, mais portas USB e mais à direita três portas para a saída de dados de vídeo, respectivamente, uma saída analógica VGA (em cima a azul), em baixo uma saída digital DVI e à direita outra saída digital HDMI, todas elas portas para a ligação de um ou mais monitores.

3 – Chipset Northbridge

Os chipsets são habitualmente constituídos por dois chips e o northbridge é o mais importante. Situado a norte (north) da placa principal, este chip está situado próximo do processador (CPU), de forma a estabelecer a comunicação entre este e a placa gráfica, as slots de memória, etc.

4 – Chipset Southbridge

southbridge, mais a sul da placa principal, tem a igual tarefa de estabelecer a comunicação entre vários periféricos, mas neste caso entre as portas USB, portas de rede, portas SATA, PCI, etc. Em alguns computadores mais recentes, existe apenas o southbridge, já que os processadores já incluem um controlador.

5 – Slot PCI / Entrada PCI

Esta ranhura, já quase em desuso, existe em algumas placas principais, de forma a manter a compatibilidade com placas mais antigas, como placas de som, placas de rede, etc.

6 – Slot PCI Express x1

Esta entrada serve para adicionar placas com funções extras, como uma placa de som, por exemplo.

7 – Slot PCI Express x16

Esta ranhura é reservada para a placa gráfica, podendo existir uma ou mais ranhuras PCI Express 16, para ser possível ligar mais do que uma placa gráfica e assim aumentar o desempenho nos jogos e programas que necessitem de maior velocidade de processamento gráfico.

8 – Socket do CPU

Esta é a zona onde vai encaixar o CPU, ou processador. Com diferentes formatos, os sockets mais comuns são o AM2+ e AM3 para os processadores da AMD e o LGA1156 para os processadores i3, i5 e i7 série 800 da Intel. Os processadores i7 da série 900 já exigem motherboards com socket do tipo LGA1366.

9 – Slots de Memória

Os vários módulos de memória são encaixados nestas ranhuras. As memórias mais utilizadas actualmente são as do tipo DDR3, sendo ainda utilizadas algumas do tipo DDR2. O tipo de memória está associado à menor ou maior frequência a que funcionam, existindo por exemplo memórias DDR2 com uma frequência de 800 Mhz e memórias DDR3 com uma frequência de 1600 MHz, sendo estas, obviamente, muito mais rápidas.

10 – Pilha

A pilha, ou bateria (do tipo 2032), serve para armazenar todas as configurações básicas do computador, quando este está sem energia. A sua vida útil pode variar entre os dois ou mais anos, mas habitualmente trocamos de computador antes da bateria se gastar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erro AppCrash Outlook 2007

Tamanho não é documento

1º Fórum “Trocando Ideias” é realizado na FAI